terça-feira, 25 de novembro de 2014

Cartucho do MEGABOY Dynacom

     Lembra daquele console portátil sem fio feito pela Dynacom no final da época do atari ?? Pois bem, para poder alavancar as vendas, desenvolveram um cartucho 'educativo' para mudar o foco do console de apenas brinquedo, para um aparelho que ajudava nos estudos das crianças. 

     Conforme consta na caixa do console, são 4 oitavas musicais, mais de 800 palavras em inglês e mais de um milhão de operações de matemática para resolver.

     Esse cartucho foi lançado com a maior capacidade do mercado, nenhum outro software teve os mesmos 64kb, somente alguns tiveram 32kb, um sistema de bankswitch especialmente desenvolvido para ele foi criado junto. Esse sistema é muito simples, basta acessar o endereço 1FF0 ( e por isso é conhecido como bankswitch F0) que o hardware no cartucho incrementa um banco, são 16 bancos de 4kb no cartucho, para saber qual banco selecionar o cartucho faz a chamada e verifica um byte especifico no banco recém trocado, se for o mesmo que ele espera, executa o código, caso contrário, faz nova chamada para incrementar o contador novamente, até que o banco desejado seja selecionado, muito simples mesmo.

     Bom, tudo muito lindo, se não fosse por ele ser muito raro de achar. Para poder jogar, ou vc pagou os tubos no ML, ou tem o seu desde que ganhou quando criança. Não, os gringos não tem, como eu disse, a Dynacom lançou por aqui, o cartucho tem legendas em português do Brasil ... Então é isso, aliado a baixa produção do console, do cartucho ser distribuído exclusivamente com o console, ser fabricado somente no Brasil, e ser o cartucho de maior capacidade, vc não vai poder jogar no seu console real se não possuir o cartucho fisico.

     Ah tah, vc comprou o cartucho harmony que roda tudo do cartão SD ?? porra, que legal, mas que pena, não vai poder jogar ... não porque não tem a rom disponível, ou porque o sistema de bankswitch não foi implementado (ele utiliza o codigo dos BS do emulador stella e neste tem o esquema), o problema é a capacidade, o cartucho harmony usa um chip que só suporta 32kb, ou seja, metade do que o cartucho do megaboy utiliza.

     Mas não se desespere, com a nova remessa de placas que mandei fazer, ja pensando em montar esses cartuchos, até para mim mesmo, que tenho o console na caixa mas não tenho o cartucho, eu implementei o BS nas 22V10 que utilizo no cartucho, como ja estou meio craque nisso, bastou umas 2h de trabalho para acertar tudo, agora vc pode ter seu cartucho exclusivo do megaboy para jogar em qualquer console atari 2600 ou compatível sem problemas.

     Confira abaixo as fotos da placa, dos labels, e do cartucho já pronto.

Na esquerda: placa original do megaboy
direita: apenas comparativo de placa comum.





Confira um video do cartucho em funcionamento:





      É isso ai, querendo uma cópia é só me procurar, ou procure diretamente no mercadolivre, enquanto eu estiver produzindo as cópias, vou ter um anuncio ativo no mercadolivre para as vendas ok ?

Abraços,

DABLIO.


7 comentários:

  1. Isso mostra como se melhor explorado o sistema atari ainda teria ido longe! hehehe! Ficou excelente seu cartucho, agora entendi porque consegui joga-lo no Stella... É uma excelente opção para quem tem coleção de cartuchos comprar uma réplica desse game! Parabéns e ótimas vendas!

    ResponderExcluir
  2. Eu Tinha o magic Computer da Dynacom ta aqui pedido não sei onde?

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o console e cartucho na caixa novinho, vc sabe quanto vale?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, não tenho como dar um valor, pois não lembro a ultima vez que vi a venda, quanto pensa em pedir ?

      Excluir
    2. Eu vou vender está comigo desde que era criança, vou dar uma pesquisada e te aviso. Valeu

      Excluir
  4. Olá !, recentemente encontrei o game MegaBoy com esse cartucho, era de um tio meu, falecido, está em ótimo estado e na caixa, tem algum interesse ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho interesse sim, mande msg no meu email (zap ta suspenso) dabliobr@yahoo.com.br

      Excluir