segunda-feira, 7 de setembro de 2015

CartMOD Snes

     Novidade no mercado, adaptador para maskrom do SNES (maskrom é a memoria usada no cartucho) para quem faz cartmodding (pega um cart original, retira a maskrom e coloca uma outra memória com outro jogo gravado).

     Porque isso é novidade se você já viu isso de monte por ai ?? Poque o meu modelo é o único que faz a conversão da placa, existem varios tipos de placas de cartuchos do SNES, eliminando as especiais, sobram cartuchos LoROM e HiROM .. normalmente carts Lo são usados para jogos pequenos e HiROM para jogos grandes ... e existem no mercado diversos adaptadores para conversão da memória usada, para você poder usar outras DIP, TSOP, SSOP ou ainda PLCC ... o meu é somente para a DIP42 especificamente a 27c322 que é de 4Mb (32mbit) pois a maioria dos jogos nunca passada desse limite.

     Mas o meu adaptador permite gravar um jogo grande do sistema HiROM em uma placa para jogos menores do tipo LoROM ... e porque isso seria alguma vantagem ?? Porque placas HiROM não são abundantes, ao contrário das placas LoROM que se tem aos montes por ai, isso vai impulsionar a cena cartmodding com certeza !

     Falando do adaptador em si, consistem em uma placa não muito maior que a maskrom do cartucho, onde temos o encaixe para a memória 27c322, 2 chips que transformam a saida da memória de 16bits para 8bits e ainda alguns PADs na placa bem posicionados para vc soldar diretamente alguns terminais do chip MAD-1 da placa, afim de ajudar na conversão sem ter que usar um monte de fios. Infelizmente um dos sinais morre debaixo do MAD-1 e este não tem jeito, tem que se ligar um fio até o adaptador, mas é somente 1 fio, pelo que a placa oferece de benefício, é quase nada !

     Bom, é isso, vejam um vídeo do adaptador proto em ação, montado em uma placa 1A3M-20 que é LoROM e tem aos montes por ai, com um jogo HiROM Donkey Kong 3 .. no video você vai observar um erro de pirataria, que alguns cartuchos novos apresentam, mas isso é um erro de bateria, quando ela ja está para morrer o cartucho começa a fazer isso, basta trocar a bateria.




Por enquanto é isso !!!

Abraço do DABLIO.

6 comentários:

  1. opa boa tarde cara sou fan do seu trabalho e sigo seu blog a muito tempo parabens, pra quando tera esses adaptadores para venda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse projetinho foi evoluido e abandonado, o novo projetinho vai sair pro ano que vem.

      Excluir
  2. tem esses adaptadores para venda?? vc me vende o diagrama para reempressão? tem outro contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho o projeto pronto e não testado ainda, pois nenhuma placa fisica foi confeccionada desse projeto, apenas placa prototipo.

      Excluir
  3. Olá Dablio, estou querendo me aventurar nos cartuchos snes, queria saber algumas informações, tem algum meio de contato? Primeiramente queria saber se possível montar a placa do zero de um jogo simples pequeno e sem save o mais básico. Obrigado abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Dablio! Parabéns pelo projeto. Tem previsão pra lançar o adaptador?

    ResponderExcluir