sábado, 17 de dezembro de 2016

BankSwitch Activision FE

     Informação inexistente na internet, o esquema elétrico do BankSwitch da Activision FE, onde somente 2 jogos o utilizam, Robot Tank e Decathlon. Ambos foram convertidos para o sistema tradicional Atari/Activision, sendo o Robot Tank convertido para o BS F8 e o Decathlon para o BS F6, porem nos cartuchos que monto, somente o Robot Tank funciona normalmente, o Decathlon nem sequer da sinal de vida.

     Indignado, procurei muito pelo esquema elétrico do sistema BS FE e para minha surpresa, não tem, apenas um texto que comenta como funciona internamente via software para fazer as chamadas, mas no cartucho, que chips vão e como são ligados, não tem.

     Então, peguei um cartucho com label danificado do Decathlon, produzido aqui no Brasil pela Microdigital, para seu modelo de atari 2600 que produziam, o Onyx Jr. Só abri esse cartucho pois o label estava danificado, se tivesse inteiro eu não iria abrir heheh.




Placa da Microdigital de onde tirei o esquema


     Com a placa funcional em mãos, eu tirei o esquema e publico aqui, mais por curiosidade.



Esquema tirado da placa



     São 3 chips na placa, 74LS74 (registrador duplo, mas só usamos um deles), 74LS30 (um NAND de 8 portas) e um 74LS00 que possui 4 portas NAND duplas, onde são todas usadas apenas como inversores, então vc poderia trocar esse chip por outro com somente portas inversoras se desejar.

     Na entrada do NAND de 8 portas, estão os seguintes pinos: A1, A2, A3, A4, A5, A8 diretamente e A0 e A12 invertidos no 74LS00. A saida do 74LS30 é novamente invertido, possui 2 resistores ali e entra no CLK do registrador 74LS74, a saida desse registrador vai diretamente ao pino A12 na ROM do cartucho (não confundir com o A12 do slot do conector que é usado na entrada do NAND de 8 portas), por fim, o dado que é registrado é justamente um pino de saida (muito incomum essa ligação) da propria ROM, o D5.

     Bom, é isso, tirei mais o esquema para ver a possibilidade de incluir esse esquema de BS no meu novo cartucho, mas como ele usa um pino da saida da ROM, acho que vai complicar um pouquinho, tudo bem, é sómente um fio a mais, vou pensar no caso hehehe.

     Não tinha esquema na internet, agora tem, bom proveito ou pelo menos serve para matar sua curiosidade.

     Abraço do DABLIO.     

11 comentários:

  1. Oi cara, vi que vc já fez cartuchos de 120 e 240 jogos para atari, vc tem alguma loja virtual ou posso encomendar direto com vc?
    Meu e-mail para contato é mralbani@outlook.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja meus produtos a venda em www.dabliogames.ml

      Excluir
  2. Também tenho interesse: andre_msouza@hotmail.com. Não achei seus anuncios no mercado livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja meus produtos a venda em www.dabliogames.ml

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante esse circuito, de fato não achei nada parecido com esse circuito, nem nos sites estrangeiros. Parabéns pelo achado e trabalho.

    O circuito bate com a implementação do Stella e com o que está escrito no texto do Kevin Horton.

    A linha de dados D5 é para detectar o OPCODE 20 que é o JSR (Jump to subroutine).

    o funcionamento é assim, se no barramento de endereço apareceu no ciclo anterior o endereço 0x01FE e no ciclo atual o byte de dados é 0x20 (0b00100000) então ativa o banco 1.

    se no endereço anterior for 0x01FE e no ciclo atual o byte for diferente de 0x20 entao volta para o banco 0.

    Eu estou com o problema oposto ao seu, no meu cartucho o decathlon funciona mas o robotank nao funciona. Quero usar a rom original e nao a modificada.

    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa beleza ? Então, o funcionamento é bem diferente mesmo, só não entendi o seu problema, vc montou algum cartucho com esse BS ?

      Excluir
    2. Sim, na verdade estou fazendo. Implementei o FE e funcionou com decathlon mas nao com robo tank.

      Excluir
    3. Ah, vc usou esse esquema ai e montou para testar ?? bacana cara, então vc montou mas só o decathlon funcionou ... hhmmm que estranho, sendo FE era para funcionar todos os (sic) 4 jogos que tem hehehe ... bom, pelo menos o robot tank tem convertido para F8.

      Excluir
    4. Não montei com TTL. Eu implementei com microcontrolador.

      Queria aproveitar para corrigir o que escrevi a cima. O D5 nao é o opcode 20. é para identificar o banco através do byte mais significativo do endereço de destino.

      para banco 0 o linker coloca os saltos nos enderecos 0xF000 - 0xFFFF. O banco 1 ficam nos endereços 0xD000 - 0xDFFF.

      para mudar do banco 0 para o 1 basta fazer um JSR 0xDZZZ.

      Nos emuladores isso é identificado pela linha A13, nós nao temos, do lado do cartucho, acesso a linha A13.

      Esse uso da linha de endereço A13 é na pratica o ponto de identificacao da mudança do banco e é o que impede de funcionar nos atari 7800.

      nao sei se deu para entender, mas só debugar o jogo pelo Stella e acompanhar os endereços de destino dos JSR que fica bem claro.

      bom, correção feita.

      abraços.

      sigo cada dia aprendendo mais.

      Excluir
    5. Sim, eu ja tinha entendido, alias, ao tirar o esquema eu ja tinha entendido o funcionamento, eu tb tive ajuda de um texto em ingles explicando o que vc falou ai, é interessante alguem ter pensado nisso na época.

      Excluir